A Brief Guide

Bem-vindos à igreja paroquial de Saint Marylebone. Um breve guia

 

A igreja paroquial de Saint Marylebone é um local de testemunho cristão ativo e engajado, localizado no coração do centro de Londres Com uma história que remonta quase 900 anos, aqueles entre nós que cultuam aqui continuam buscando oferecer a Deus uma adoração que há muito tempo é renomada pela sua excelência musical e litúrgica, e servir a comunidade na qual estamos inseridos.

 

Por mais de 30 anos, Saint Marylebone, a apenas alguns metros da Harley Street, foi pioneira no trabalho de cura cristã e, além de conter o internacionalmente respeitado Centro Saint Marylebone de Cura e Aconselhamento, que oferece análise psicoterapêutica e direcionamento espiritual de baixo custo, a cripta de Saint Marylebone também abriga um inovador consultório médico do Serviço Nacional de Saúde (NHS) – o Centro de Saúde de Marylebone. Nosso trabalho é reforçado através de estreitas e ativas conecções com algumas faculdades reais de medicina e através de nossa provisão de capelania à London Clinic e ao hospital King Edward VII.

 

Saint Marylebone tem uma florescente igreja para jovens que complementa nossas duas escolas: a Saint Marylebone Church of England School, uma academia excepcional, Escola Nacional de Ensino e núcleo de Matemática, e a Saint Marylebone Church of England Bridge School, uma escola especial gratuita que trabalha com alunos secundaristas com dificuldades de fala, linguagem e comunicação. Juntamente com as nossas duas escolas St Marylebone trabalha em estreita colaboração com a Royal Academy of Music e a Universidade de Westminster, prestando serviços de capelania para ambas, e também com a Regent’s University.

 

Por sermos uma igreja paroquial na Diocese de Londres, nós compartilhamos a visão de uma igreja direcionada para esta grande cidade que seja centrada em Cristo e torne seu olhar para fora. Com a graça de Deus buscamos ser mais confiantes ao transmitir e viver o Evangelho de Jesus Cristo, mais compassivos para servir aos outros com o amor de Deus nosso Pai, e mais criativos em alcançar novas pessoas e lugares no poder do Espírito.

 

A construção da igreja atual foi considerada pela primeira vez em 1770. Um local foi doada na Paddignton Street e planos foram preparados por Sir William Chambers, arquiteto do rei, mas os esquema foi abandonado e as terras foram compradas para a construção de um cemitério. Em 1810-11 o terreno atual foi assegurado, e a intenção era de que esta construção fosse uma outra “Chapel of Ease” dando apoio ao trabalho da Igreja Paroquial da proximidade.

 

Planos foram preparados por Thomas Hardwick, que foi aluno de Sir William Chambers, e a pedra fundamental foi lançada em 5 de julho de 1813. Mais tarde, foi decidido ampliar o edifício e torná-lo a Igreja Paroquial; a torre atual foi erguida, a frente alargada, e o gigantesco Pórtico de colunas coríntias construído. Uma cripta abobadada estendia-se sob toda a área da igreja, com extensas catacumbas sob o lado oeste.

 

Estas catacumbas foram emparedados em 1853, e em meados da década de 1980, com a devida autorização, os caixões foram retirados da cripta para serem novamente sepultados no Cemitério de Brookwood em Surrey e a cripta foi transformada no atual Centro de Cura e Aconselhamento, Capela de Sacramento, Capela de Jerusalém e Centro NHS de Saúde Marylebone.

 

A atual igreja paroquial, aberta em fevereiro de 1817, é o quarto prédio de que se tem notícia a servir esta paróquia. O primeiro, estabelecido em algum momento do início do século XII, foi dedicado a São João Evangelista, e era a igreja paroquial dos solares de Tyburn e Lisson (Lillestone); ficava no que é hoje a Oxford Street, num terreno próximo de Stratford Place. De fato, pensa-se que o pátio aberto de Stratford Place seja o cemitério da primeira igreja paroquial.

Por volta de 1400, St John tinha caído em desuso e foi demolida; uma nova igreja paroquial foi construída em frente à Tyburn Manor House (agora o local da ala Duquesa de Devonshire da London Clinic). O local desta igreja paroquial e de sua igreja sucessora é agora o jardim comemorativo da antiga igreja, na porção norte de Marylebone High Street; Francis Bacon casou-se nesta Igreja no dia 11 de maio de 1606.

 

Em 1740, uma nova igreja paroquial foi construída no mesmo local e aqui você vai encontrar sepultado um dos fundadores do Metodismo, Charles Wesley, juntamente com outros membros de sua família. Ele é comemorado por um obelisco. Foi aqui que Lord Byron foi batizado, que Lord Nelson participou de serviços e aonde, no dia 3 de maio de 1803, trouxe sua filha com Lady Hamilton (que tinha se casado aqui) para ser batizada. Esta igreja paroquial foi associada a muitas figuras famosas e o interior foi usado por William Hogarth para o ‘Marriage of the Rake’ no ciclo de pinturas ‘Rake’s Progress’.

 

Alguns dos muitos monumentos que enchiam suas paredes, incluindo um monumento ao copeiro de Ann da Dinamarca e rainha Henrietta Maria, podem ser vistos nas escadas da atual igreja paroquial, às quais foram transferidos quando a antiga igreja paroquial foi demolida (depois de sofrer danos na Segunda Guerra Mundial) em 1949. Outras pessoas ligadas a este edifício incluem: James Figg, James Gibbs, Edmond Hoyle, John Rysbrack, John Allen, James Ferugson, Alan Ramsay, Stephen Storace, os duques de Portland e Caroline Watson.

 

A atual igreja paroquial foi construída originalmente (a um custo de cerca de £80.000,00) sem sua abside com pinturas a fresco em refinado estilo renascentista romano; este foi adicionado em 1884 por Thomas Harris. A posição original do altar ficava no que é agora o Coro, logo abaixo da cruz embutida no teto. Este altar (diante do qual Robert Browning se casou com Elizabeth Barrett em 1846) pode ser visto na Capela da Sagrada Família. Acima dele está a pintura da Sagrada Família doada para a nova igreja paroquial por Benjamin West, PRA (1738 -1820).

 

A igreja paroquial de 1817 tem a fama de ter acomodado 3.000 pessoas e, acima da galeria atual, uma segunda galeria (cujos restos podem ser vistos em ambos os lados do órgão) rodeava três lados do edifício. O presente órgão, considerado um dos melhores instrumentos no país, foi construído por Rieger Orgelbau da Áustria e foi encomendado em julho de 1987; foi um projeto realizado conjuntamente entre a igreja paroquial e a Royal Academy of Music. Os tubos de órgão, que podem ser vistos nas extremidades das galerias do primeiro andar, pertencem a instrumentos anteriores.

 

Charles Dickens e sua família viveu por muitos anos, ao lado da igreja paroquial em Devonshire Terrace. Ele trouxe o seu filho aqui para ser batizado e a cerimônia é descrita em seu romance Dombey and Son. Danos causados por bombas sofridos durante a Segunda Guerra Mundial destruíram os vitrais e também o telhado georgiano. Fragmentos das janelas destruídas foram coletados e colocados nas janelas que você vê hoje.

 

Os finos lustres de cristal foram recolocados aqui em 1968 vindos da antiga Câmara do Conselho em St Marylebone Town Hall quando o Borough de St Marylebone se fundiu com outros bairros metropolitanas de Middlesex para formar a cidade de Westminster. Uma bela coleção de monumentos adorna as paredes da igreja paroquial, muitos dos quais pertencem a admistradores coloniais e governadores e membros da East India Company. A Igreja Paroquial de St Marylebone sempre teve uma bela tradição musical e hoje o coro profissional de dez vozes é apoiado pelo Director de Música, o Director Assistente de Música e um organista bolsista. Sir John Stainer escreveu seu Oratório “Crucifixion” para o coro em 1886 e ele tem sido apresentado todos os anos desde então.

 

A Browning Room, que comemora o casamento dos poetas Robert Browning e Elizabeth Barrett realizado aqui no dia 12 de setembro de 1846, abriga uma janela de vitral doada pela Browning Society de Winnipeg. Dois refinados baixo-relevos de latão dos poetas encontram-se também nesta sala. A refinada abside, os bancos de mogno e as estantes do coro, juntamente com o esquema decorativo barroco inglês datam todos dos meados de 1880 e foram desenhados por Thomas Harris. A pintura da
abside foi realizada por Edward Armitage, RA; seu esquema decorativo incluía murais entre as grandes janelas no nível da galeria mas estes foram pintados novamente no final dos anos 40.

 

Este lugar de culto cristão serve a sua parte do centro de Londres há 900 anos. Cada igreja paroquial de Londres ao norte de Oxford Street, ao leste de Edgware Road e ao oeste de Cleveland Street, foi “plantada” pelo Reitor e Sentinelas desta freguesia. Em 2016, o Heritage Lottery Fund concedeu à igreja paroquial um subsídio de cerca de £4 milhões para ajudar a completar um ambicioso programa de obras que irá reparar os estragos do tempo, estender a cripta e ajudar a contar a história de St Marylebone de aldeia rural a metrópole urbana. St Marylebone, pela graça de Deus, continua o seu trabalho transformando vidas e moldando a comunidade.